João 6:16-21 “Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino”.
O receberam de bom grado, e logo em seguida chegaram ao seu destino. Muitas vezes não entendemos diversas situações que passamos. Às vezes nossas vidas podem ser ilustradas como um navio que precisa seguir adiante. Mas, infelizmente, o que acontece em nossas vidas é que ficamos presos em algum trapiche qualquer e não seguimos em frente. Com Jesus no barco, vamos sempre chegar ao nosso destino seguro.
Trapiche é um lugar onde os barcos se ancoram, neste lugar o barco chega e logo é preso por uma corda e se alguém não soltar o cabo, ele fica ancorado ali para sempre. Como “barcos” em alguns momentos das nossas vidas ficamos presos nesses lugares. Às vezes, por insegurança ou medo de soltar a corda e encontrar as tempestades da vida e vier a naufragar.
Perguntamos às vezes: Será que durante a nossa jornada iremos encontrar tempestades? Ventos? E assim, não queremos soltar o cabo da nau, Barco. Empolar-se: Criar bolhas pelo vento. O mar estava empolando pelos ventos e quando viram Jesus, pensaram que era um fantasma. Nesse momento aconteceu algo que não está relatado em João e sim em Mateus 14:22-33. Pedro fez um pedido para Jesus que o acatou e teve uma grande experiência de fé.
Fé alimentada com a Palavra de Deus é o meio que nos fazem soltar as cordas dos nossos barcos e seguir adiante. Lembra o exemplo do Pastor Stan? O barco quando está vazio, evita, foge das tempestades, porém, quando está cheio, pesado, ele segue adiante sem medo das tempestades. Assim somos nós também, se estamos vazios da Palavra de Deus, vamos fugir das tempestades e em algumas situações, iremos ficar empacados sem nos mover do lugar; por medo de sermos novamente desprezados, humilhados ou até mesmo dos fracassos da vida. Quando estamos presos nos trapiches da vida, não queremos confiar em ninguém e muitos acabam com seus corações endurecidos. NÃO PERMITA QUE SEJA PRESO EM NENHUM TRAPICHE DA VIDA E NEM PERMITA QUE NINGUÉM O PRENDA NESSES LUGARES.
Marcos 4:35-41, Ora, levantou grande temporal e as ondas batiam no barco. Jesus estava dormindo na popa. Imagine um barco: na frente a Proa, no meio é chamado de MEIA NAU, e na traseira do barco está a POPA. Ali estava Jesus dormindo! Os apóstolos estavam com medo, ansiosos com a tempestade! Por falta de discernimento, eles ficaram agitados. Jesus estava no barco! O Senhor estava presente e isso por só já era suficiente! Como é que não tendes fé?
Jesus está perguntando para alguns de nós nesse momento, porque que não tendes fé? Largue a corda, segue adiante, EU ESTOU CONTIGO ATÉ O FIM! NÃO TE DEIXAREI E NEM TE DESAMPARAREI! NÃO TENHA MEDO! Tempestades terão, ventos que irão empolar o mar durante a sua jornada, mas não tenha medo, mesmo que pareça que EU esteja dormindo, EU ESTOU presente e isto é suficiente! Vamos chegar juntos ao destino e uma coroa nos espera do outro lado do mar. Durante nossa jornada precisamos continuar congregando, alimentando nossa fé com a Palavra de Deus, Ela nos encherá, e quando vier as tempestades, não vamos fugir, não vamos retroceder, vamos encarar as tempestades da vida com fé, e fé que o Senhor é conosco, vamos romper as tempestades e lá na frente, vamos olhar para trás e ver que a tempestade ficou para trás, o Senhor nos deu a vitória. Aleluia!!!
Quando estávamos viajando para Montes Claros no final de ano passado, pegamos uma grande tempestade perto de Bocaiuva, e como não tinha encostamento nem posto de parada, seguimos adiante de encontro com a tempestade. É pavoroso, é de dá medo, e muitas vezes queremos parar a jornada, ficar em algum lugar até que passe a tempestade. Precisamos seguir em frente, ORAMOS, CREMOS QUE O SENHOR É CONOSCO E o alento que temos é que a TEMPESTADE ficará para trás. E foi exatamente isto que aconteceu conosco, entramos na tempestade, não dava para ver quase nada, mas seguimos em frente e depois de uns 20 minutos, a tempestade ficou para trás.
I Timóteo 1:18,19, Muitos naufragaram na fé porque não combateram o bom combate, não mantiveram a fé alimentada unicamente pela Palavra de Deus, não mantiveram a boa consciência e assim sendo, naufragaram na fé. Ancoraram seus barcos em algum trapiche e ficaram presos, não seguiram em frente.
A pergunta neste dia é: O que está nos impedindo de soltar a corda que está nos prendendo no trapiche das nossas vidas? Não sejamos duros conosco! Sejamos corajosos em abrir nossas mãos do que está nos prendendo hoje, e nos impedindo de caminhar livremente com Deus. Às vezes precisamos tomar decisões que produzirá medo, insegurança e talvez seja isto que esteja nos impedindo de soltar a corda do nosso barco e crescermos com Deus. NA VERDADE, NÃO QUEREMOS CORRER O RISCO! O que falarão de nós? Como nos tratarão em nossa casa ou trabalho se decidirmos abraçar a Palavra de Deus, e seguir adiante?
João 10:26-29, Jesus disse: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me Seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da Minha Mão. Nós cremos nessas promessas nessa manhã? Se cremos, e acredito que todos creem, então não vamos permitir nada nos prender nos trapiches da vida. Precisamos nos avaliarmos, parar e ver como estamos andando com Deus. Jesus jamais irá desistir das nossas vidas!!!
Tiago 3:4, “Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.”
Quem está no leme do nosso barco? Somos nós? Se for, vamos ficar ancorados nos trapiches da vida, ou iremos desistir e fugir quando vemos as tempestades que virão ao nosso encontro. Mas se é JESUS que está no leme das nossas vidas, então estaremos tranquilos, cheios de fé e na certeza que iremos chegar ao nosso destino, mesmo que tenha tempestades, mesmo que tenha ventos fortes, vamos em frente rompendo de fé em fé com Jesus. Não pare! Não desista! Não permita que o seu ego tome o leme da sua vida, “seu barco” e te guie, porque se assim acontecer, você estará correndo um sério risco de naufragar na fé. Avalie sua vida diante de Deus hoje, e entregue o leme a Jesus Cristo e você verá que com Ele no barco, aconteça o que acontecer, chegaremos são e salvos do outro lado da tempestade, ela ficará para trás e teremos um grande testemunho de fé.
“Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino”, João 6:21.